crédito de imagem: https://equipelontra.blogspot.com/

138 anos de um dos principais cartões-postais de Curitiba: o Passeio Público encanta população local e visitantes

Haroldo Jacobovicz
3 min readAug 6, 2024

Se você é de Curitiba ou conhece a capital paranaense, já deve ter ouvido falar no parque mais antigo da cidade, inaugurado em 1886. O espaço completou 138 anos de existência no último dia 2 de agosto e tem muitas histórias para contar. Mas, caso você ainda não conheça esse que, para mim, é um dos lugares mais bonitos da região, recomendo reverter a situação assim que tiver a oportunidade.

Estou falando do “Passeio Público de Curitiba”, localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, no centro da cidade. O parque — que foi o primeiro Zoológico de Curitiba e a primeira sede do Museu Botânico Municipal — é, atualmente, a sede do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna. Trata-se de um refúgio histórico e verde — de fauna e flora — em meio ao vai e vem de uma das principais capitais do país, um verdadeiro oásis urbano.

São cerca de 69 mil metros quadrados que, além de uma variedade de árvores (carvalhos, ciprestes, jacarandás, ipês-amarelos etc.), também abrigam diversas espécies de pássaros, bem como lagos, palco flutuante, pontes, espaço para crianças, pista de caminhada e demais estruturas que ajudam a enriquecer essa experiência ao ar livre. E digo isso com propriedade!

Como curitibano legítimo — que nasceu e cresceu na capital paranaense — guardo nesse lugar algumas das minhas melhores lembranças da infância. Quando criança, costumava passar as tardes de domingo no parque, passeando pelo local e andando de pedalinho no lago central com meus pais, irmãos e avós. Depois de adulto, passei a fazer isso também com a minha esposa e as minhas filhas. E, agora, sempre que posso, vou até lá com os meus netos.

Claro que desde a minha infância até hoje muita coisa mudou. Por exemplo, os pedalinhos não estão mais disponíveis, mas é possível pedalar de bicicleta pelo parque, caminhar com seu cão, fazer corridas leves ou levar as crianças para se divertirem no espaço infantil equipado com um playground que conta com várias opções de brinquedos. Atualmente, o Passeio passou a ser um hub de eventos culturais ao ar livre como shows, apresentações teatrais, de dança e oficinas. Também sedia aos sábados uma tradicional feira de produtos orgânicos que atrai aficionados por alimentação natural.

E que bom que a cidade valoriza e investe no espaço. A última revitalização do Passeio Público aconteceu em 2019 — uma obra que deixou o local mais bonito, moderno, iluminado e seguro. Esse é um programa que realmente vale a pena — pode confiar — além de ser um dos principais cartões-postais de Curitiba!

O Passeio Público fica aberto à visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 6h às 20h. Às segundas, fecha para serviços gerais e manutenção. Para finalizar, trago uma curiosidade sobre a arquitetura do local: o portal “art noveau” na entrada principal — um dos símbolos curitibanos mais icônicos, estampado em camisetas e souvenirs, foi inspirado em um parque francês, localizado na região metropolitana de Paris. A referência usada na época em que foi construído foi o portal de entrada “Cimetière des Chiens”, primeiro cemitério do gênero no mundo a acolher animais de estimação.

--

--

Haroldo Jacobovicz
Haroldo Jacobovicz

Written by Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/

No responses yet