A evolução acelerada da tecnologia é uma realidade que não pode ser ignorada

Haroldo Jacobovicz
3 min readMay 6, 2024

Sou defensor declarado da tecnologia, mas isso não é só uma questão de afinidade com o tema. Os dados indicam que as soluções tecnológicas vieram para ficar e, mais que isso, que vão continuar a evoluir cada vez mais rápido, gerando novas formas de aplicação nos mais diversos setores para a realização ou automatização de incontáveis tarefas.

Com frequência, circulam notícias sobre como determinado setor, a exemplo da indústria, educação, automotivo, financeiro, entretenimento, saúde, entre outros, adota soluções tecnológicas para impulsionar seus negócios. A tecnologia ajuda as empresas a tornar produtos e serviços mais eficientes e relevantes para a sociedade, aumentar a conveniência e praticidade para o consumidor, acelerar processos de entrega, incrementar a produtividade das organizações, criar opções de autosserviço, além de outros benefícios. Para as empresas, o ganho é em resultados, crescimento e, indiretamente, maior visibilidade no mercado.

Como evidência deste movimento, especialistas indicam investimento crescente das empesas de todos os portes e áreas de atuação. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou pesquisa anunciando que, este ano, o orçamento total dos bancos brasileiros destinado à tecnologia — considerando tanto despesas recorrentes como investimentos — deve chegar a cerca de R$ 47,4 bilhões. O valor representa uma alta de 21,5% em relação aos R$ 39 bilhões destinados à tecnologia por essas mesmas instituições em 2023.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é outra entidade setorial que também publicou recentemente dados de uma pesquisa sobre o crescente investimento em Inteligência Artificial (IA) pelo setor de alimentação fora do lar, mais especificamente, o segmento de bares e restaurantes. Depois de chamar a atenção do público em geral com ferramentas como ChatGPT e Bard, esse recurso tecnológico vem ganhando muita força com diferentes formas de utilização para aumentar a produtividade dos negócios. Segundo o estudo publicado pela Abrasel, IA vem ganhando popularidade entre administradores estabelecimentos do setor para otimizar operações, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento.

Outro exemplo nesse sentido foi destaque no Propmark, mídia especializada em conteúdo de comunicação, marketing e publicidade que reportou mudanças significativas na Rede Globo de Comunicação na matéria publicada em abril: Globo muda entretenimento, jornalismo e publicidade com o uso da tecnologia.

Segundo a reportagem, a Globo está explorando amplamente as capacidades da IA para transformar a maneira como o entretenimento, o jornalismo e a publicidade são feitos e consumidos. Em entrevista ao Propmark, o diretor de estratégia e tecnologia da Globo, Raymundo Barros, contou que o Grupo Globo tem adotado a IA Generativa em várias frentes com o objetivo de impulsionar a inovação e a eficiência de suas operações.

Esses são alguns exemplos do que vem sendo noticiado na mídia a respeito da adesão do mundo empresarial à tecnologia. E é por isso que não canso de fazer este alerta: todo empreendedor precisa estar sempre atento ao que acontece à sua volta, na sua área de atuação e no mercado de forma geral.

Notícias como essas só ratificam o que todos nós já sabemos: quem fechar os olhos para a tecnologia — ou mesmo, quem não estiver preocupado em se manter atualizado nesse sentido — vai ficar para trás. Tenho sinalizado com frequência essa necessidade em minhas publicações por aqui. Se você gosta de refletir a respeito, dá uma conferida no texto publicado anteriormente: No mundo corporativo, tecnologia é tema recorrente, mas como está sua empresa na adesão a novas tecnologias? Vale a leitura!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/