A importância do “agora”: invista no futuro, mas viva intensamente o presente!
Quem já chegou à maturidade passando dos 60 anos como eu, sabe que algumas coisas a gente só aprende com o tempo e a experiência. Mesmo assim, vale compartilhar alguns aprendizados com aqueles que ainda estão em etapas anteriores desta jornada.
Com quase quarenta anos de empreendedorismo, ainda sou muito dedicado aos meus negócios. No entanto, sempre procurei valorizar, além da carreira, outros dois pilares essenciais na vida: a família e os amigos. São aspectos do nosso dia a dia que precisam de tanto, ou mais cuidado e atenção do que o dispensado a sua empresa.
Quem é do mundo do empreendedorismo tem uma boa noção de quanto empenho é preciso para que um empreendimento mantenha as portas abertas, cresça, tenha sucesso e siga colhendo bons frutos — afinal, o mercado muda o tempo todo e é preciso estar sempre vigilante, acompanhar as transformações e inovar. E isso, se deixarmos, pode consumir toda a nossa atenção, tempo e energia.
Ao viver exclusivamente em função dos negócios. corremos o risco de perder momentos importantes em família e com os amigos. Podemos nos tornar pessoas ansiosas, sobressaltadas e constantemente preocupadas em estar um passo à frente para resolver eventuais problemas que possam surgir. E, desse jeito, desenvolver quadros depressivos ou de estresse crônico.
É claro que quando começamos um novo empreendimento, precisamos focar nele, com todas as nossas forças. No entanto, o que quero enfatizar é que isso não pode dominar a nossa vida em tempo integral. Um aprendizado importante na minha trajetória a ser compartilhado é:
Mantenha sempre em mente, ao longo da sua jornada empreendedora, que a vida não é só trabalho e nem é só futuro. Aproveite o que o presente tem para proporcionar e valorize o momento!
Crie e cultive vínculos familiares e de amizade. Faça todo o possível para ir às apresentações escolares dos seus filhos, às apresentações musicais e esportivas, às reuniões com professores. Esteja presente, de corpo e mente, nos aniversários e nas celebrações importantes. Planeje essas festividades junto com sua família. Frequente encontros periódicos com seus amigos mais próximos. Visite seus pais com frequência e sempre que possível chame-os para frequentara a sua casa. Preserve os finais de semana em família. Reserve um tempo também para estar a sós com sua companheira. Não adie viagens e aventuras que sempre teve vontade de realizar. Exercite-se. Cuide da sua saúde física e mental. Pratique um hobby. Dedique atenção aos seus bichinhos de estimação.
Enfim, essa lista poderia ficar ainda mais longa, mas, acredite, com planejamento, organização e limites, é possível chegar a um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.
Então, fica aqui o conselho de quem sempre sentiu pulsar forte a veia empreendedora e não economizou em dedicação para realizar projetos profissionais — trabalhe para atingir seus objetivos sem abrir mão de criar boas memórias e vínculos com as pessoas que são importantes na sua vida.