A tecnologia contribui para ter uma vida saudável

Haroldo Jacobovicz
3 min readJan 25, 2024

--

Se você é leitor assíduo dos meus conteúdos já percebeu que sou um entusiasta da tecnologia. Aliás, esse é o meu campo de atividade há mais de 30 anos e continuo atuando fortemente na área com a empresa Arlequim Technologies. Fato é que eu tenho convicção de que a tecnologia pode contribuir muito em nossas vidas: para facilitar o dia a dia em mobilidade urbana, tarefas domésticas, refeições etc; e na área profissional com os inúmeros recursos disponíveis para embasar tomada de decisões, automatizar processos e definir estratégias assertivas, entre outras aplicações com os mais diferentes fins para todos os gostos e necessidades. Hoje meu foco é na contribuição da tecnologia com a nossa saúde e bem-estar!

Sabemos que para estabelecer uma rotina saudável, precisamos ter, além de uma alimentação balanceada e sem excessos, tempo adequado de sono, prática regular de atividades físicas e, claro, ingerir água…muita água! São quatro itens básicos que parecem tarefas simples de cumprir, mas que exigem bastante disciplina e constância. Eu procuro seguir à risca hábitos saudáveis para garantir uma boa qualidade de vida com o passar dos anos. Nem sempre é fácil, mas sabia que podemos ter uma forte aliada nessa missão?

Claro que é ELA! A tecnologia é uma parceira de valor inestimável para manter a vida saudável. Além de ser uma maneira prática de acesso à informação e ao conhecimento, também oferece uma série de aplicativos (app) voltados às mais diversas funções dentro desse propósito como:

  • Lembrar de tomar água regularmente;
  • Auxiliar no monitoramento da alimentação; e, claro,
  • Ajudar na prática frequente de exercícios físicos.

Esses itens incluem, por exemplo, desde aqueles apps que fornecem informações gerais, como batimento cardíaco, número de passos diários, desempenho da atividade que está sendo realizada no momento — até os que oferecem programas de atividades e nutrição, conforme nossas preferências e objetivos.

As opções dentro desse cenário são inúmeras e garimpando bem, conseguimos achar boas alternativas. Nike Training Club, Adidas Training, Strava, Queima diária e Gym WP são apenas alguns exemplos que já se tornaram clássicos, capazes de nos ajudar em treinos em casa, na academia ou na rua.

Posso falar por experiência própria que a grande chave de uma vida saudável é a constância e a disciplina. No meu caso, por conta da minha rotina de trabalho, costumo acordar por volta das seis da manhã para me exercitar A tecnologia é uma ferramenta disponível, capaz de nos ajudar a criar uma rotina de exercícios e alimentação adequada às nossas condições de tempo, recursos, disposição e saúde; além de monitorar nosso desempenho e nossos resultados, que são estímulos essenciais para não desistir. Então, para quem busca o bem-estar físico, contar com esse auxílio pode ser o caminho viável rumo ao sucesso.

Falar sobre tecnologia, para mim, é falar sobre a possibilidade de uma vida mais prática, mais divertida e saudável. Ela nos ajuda em tudo — se, claro, for usada da forma correta sem exageros, comodismo e práticas ilícitas ou imorais. Contar com a tecnologia é dar uma chance para a mudança, para as novidades, para maneiras diferentes de viver e de aproveitar a vida. Vale a pena manter-se aberto às possibilidades!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/