Ameaças do ambiente online exigem antivírus de qualidade — Haroldo Jacobovicz

Ameaças do ambiente online exigem antivírus de qualidade

Haroldo Jacobovicz
3 min readAug 25, 2022

Sem exagero podemos dizer que a internet é a porta para o mundo, certo? Por meio dela, temos acesso a uma infinidade de informações, conhecemos novos lugares, temos contato com quem está longe, trabalhamos, estudamos, dentre outras possibilidades. Mas, também não é novidade que precisamos ter cuidado no ambiente online!

Basta uma distração, um clique imprudente em um link de “caráter duvidoso”, a partir de um computador desprotegido, e o estrago está feito. Baixo desempenho do computador e redução da sua vida útil são duas possíveis consequências. E tem riscos maiores como o vazamento de dados e informações e a degeneração de sistemas e arquivos.

Você já deve ter ouvido a expressão “malware”, que é a abreviação para o termo em inglês “malicious software”, ou “software malicioso”, em português. Trata-se de um programa criado por um criminoso virtual ou hacker para invadir os sistemas e arquivos do computador, sem o conhecimento ou permissão do usuário, e causar os mais diversos danos. Alguns tipos mais comuns de malwares, são:

  • Cavalos de Troia (Trojan): concede aos invasores o acesso ao computador da vítima, permitindo até instalar outras ameaças, coletar dados e roubar informações financeiras.
  • Spyware: age na coleta e transmissão de informações e dados pessoais do usuário.
  • Ransomware: bloqueia os arquivos, os dados ou o dispositivo infectado do usuário, mantendo tudo como “refém”, até o pagamento de um “resgate”.

Os malwares podem chegar por e-mail, links enviados por WhatsApp e outros aplicativos de mensagens, ou podem estar escondidos em downloads e em sites não confiáveis. Sendo assim, atenção e cuidado são cruciais para não cair em armadilhas. Outra medida importantíssima é ter um pacote eficiente de software antivírus, considerada a principal forma de defesa contra ataques de criminosos virtuais.

Um antivírus eficiente e atualizado é capaz de localizar possíveis ameaças para o computador e evitar a instalação indevida de malwares. Um dispositivo sem antivírus fica vulnerável a qualquer tipo de ataque hacker — e um computador com um antivírus de baixa qualidade não está muito longe da mesma situação.

Para fazer uma boa escolha na hora de optar pelo antivírus é preciso considerar, além da proteção, critérios como atuação e usabilidade. Um exemplo de sistema de proteção de qualidade é o Microsoft Defender, conhecido como Windows Defender.

Esta é a escolha da Arlequim Technologies, startup que trabalha com a virtualização de computadores pessoais e corporativos. Ao contratar o computador virtual Arlequim, o usuário tem a tranquilidade de saber que tem um antivírus ativo, robusto e sempre atualizado. O Microsoft Defender é avaliado com frequência pelo Instituto AV-TEST (entidade alemã de pesquisa independente, focada na análise softwares antivírus) e possui o selo de aprovação da instituição.

Avaliado tanto na esfera doméstica quanto na esfera corporativa — O Microsoft Defender foi contemplado com o “Selo TOP PRODUCT” no diagnóstico AV-TEST, concedido a produtos considerados “excepcionais” pelo Instituto na avaliação realizada durante os meses de maio e junho de 2022.

Confira os relatórios de revisão e certificação do AV-TEST para o Microsoft Defender:

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/