Arlequim Technologies é pioneira na conquista da certificação ISO 42001 — norma internacional de gestão da Inteligência Artificial

Haroldo Jacobovicz
3 min readNov 6, 2024

Diante da velocidade de mudanças e novidades a que somos expostos todos os dias, as ferramentas de Inteligência Artificial generativa chegaram para ajudar na tração da análise de dados, criação de conteúdos em texto, vídeo e imagem, tomada de decisão, entre outros. Com isso, causaram a adoção desenfreada entre as pessoas e principalmente as empresas que desejam ampliar seus diferenciais competitivos e capturar maior valor de mercado.

Segundo pesquisa recente da consultoria global Bain & Company, 85% dos entrevistados de 600 empresas consideram a Inteligência Artificial prioridade nos próximos dois a quatro anos. Ao notar que processos, serviços e funções podem se tornar muito mais eficientes e eficazes, as companhias estão se movimentando rapidamente para adotar essas soluções. Apesar dos desafios como escalabilidade, capacitação das equipes, questões regulatórias e necessidade de redesenhar processos de negócio, as vantagens de quem largar na frente nessa corrida são promissoras.

É exatamente isso que fizemos na Arlequim Technologies, empresa que atua na virtualização de computadores e da qual sou Presidente do Conselho de Administração. Assim que soubemos da conclusão da ISO 42001, norma internacional que padroniza a implementação, gestão e controle do Sistema de Gestão da Inteligência Artificial, resolvemos nos adequar para seguir à risca a padronização internacional e receber a certificação. O pioneirismo foi, inclusive, tema da coluna Radar Econômico da Veja Negócios no dia 06 de novembro deste ano.

Publicada em dezembro de 2023 pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com sede em Genebra, a certificação atesta a qualidade do Sistema de Gestão da Inteligência Artificial em toda organização que fizer uso dessa tecnologia. A norma responde à necessidade de autorregulação do mercado diante da adoção massiva de IA por empresas em todo o mundo. Essa utilização intensa vem sendo acompanhada de polêmicas envolvendo desinformação, deep fake, propagação de viés preconceituoso e falta de transparência no uso da ferramenta, especialmente as de inteligência artificial generativa.

Depois de pronta, a norma foi transmitida ao Fórum Internacional de Acreditação (IAF) órgão responsável por autorizar as empresas de certificação globalmente. Autorizada pela IAF, a QMS, que atua no Brasil e outros 30 países emitiu, no dia 02 de outubro, o primeiro certificado ISO 42001 da América Latina. E foi para a Arlequim!

Para receber o certificado foi preciso atender a 30 requisitos de gestão, 38 controles, além das diretrizes para implementação. Entre as medidas adotadas pela Arlequim está a estruturação do Comitê de IA, a confecção e divulgação da Política Interna de Uso da IA, a implantação de uma rotina de avaliação de riscos envolvendo a uso da ferramenta e a adoção de uma programação permanente de treinamento dos colaborares de todas as áreas.

A Inteligência Artificial é um caminho sem volta. Afinal, a ferramenta está na base de inovações como o desenvolvimento de assistentes virtuais (Alexa e Siri), robôs virtuais que usam naturalidade humana na comunicação para criar textos, trabalhos acadêmicos e corporativos (ChatGPT), ferramentas de recomendação de conteúdo (serviços de streaming), atendimento virtual a clientes (Chatbots), ferramentas de geolocalização (Waze, Googlemaps), Data Analytics e carros autônomos.

Na Arlequim, nos posicionamos no centro dessa revolução como a alternativa preferencial para empresas que desejam extrair o melhor das ferramentas de IA na busca por mais produtividade, competitividade e inovação de forma ética e responsável.

Por isso, o pioneirismo ao receber o primeiro certificado da norma internacional ISO 42001 emitido na América Latina é motivo de muito orgulho e satisfação. Nossa equipe também está comprometida com o monitoramento, revisões periódicas, inspeções e auditorias para corrigir inconformidades ao longo do tempo. A certificação ISO 42001 tem duração de três anos e a cada 12 meses é realizada uma manutenção, garantido assim nosso compromisso com os termos estipulados.

--

--

Haroldo Jacobovicz
Haroldo Jacobovicz

Written by Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/

No responses yet