Arlequim Technologies quer revolucionar a forma de usar computadores pessoais | Haroldo Jacobovicz

Arlequim Technologies quer revolucionar a forma de usar computadores pessoais

Haroldo Jacobovicz
3 min readMar 16, 2022

Depois de instalado no equipamento escolhido pelo cliente, o Arlequim fica sempre acessível em qualquer dispositivo conectado. Todo o conteúdo criado pelo usuário — seja uma planilha, uma apresentação, um vídeo ou um texto — poderá ser acessado por ele do ponto em que parou, quando e onde estiver. Além disso, a velocidade de internet oferecida garante a todos os clientes uma experiência de navegação e processamento de dados incomparável.

Em vista do ineditismo do modelo, a empresa optou por começar a operar em softlaunch (pré-lançamento) com foco inicial em empresas e poucos clientes selecionados. Neste período, serão avaliadas a receptividade do mercado e a curva de aprendizado do usuário. A proposta é promover uma utilização dos computadores de forma mais fácil, mais acessível, mais flexível e mais sustentável. Nesta fase de pré-lançamento, o website www.arlequim.com está recebendo inscrições de interessados em serem os primeiros a experimentar a novidade.

Digitalização acelerada

Além da disseminação das atividades digitais em todos os campos — trabalho, educação, saúde, lazer e entretenimento — a presença online ganhou relevância após a pandemia da Covid-19 devido à necessidade de isolamento social. O número de trabalhadores formais em home office, estudantes fazendo home schooling, profissionais liberais como psicólogos, médicos, personal trainers, educadores e consultores de diferentes segmentos atendendo online nunca foi tão grande. Atualmente, cerca de 200 milhões de computadores pessoais (notebooks, desktops e tablets) estão ativos no Brasil, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas. São aproximadamente 94 computadores por 100 habitantes. A FGV projeta que o número chegará a 216 milhões em 2023.

“É o momento certo para entrar no mercado e entregar uma experiência digital com mais qualidade e flexibilidade a pessoas e empresas”, avalia . Ele idealizou a empresa logo após negociar a Horizons Telecom, que fundou em 2010 e passou para o controle do Fundo Bordeaux na primeira metade de 2021. Capitalizado e motivado a empreender em tecnologia, o empresário fez estudos de mercado e formou uma equipe com amplo conhecimento em desenvolvimento de sistemas, infraestrutura como serviço, virtualização de computadores e experiência do usuário.

Quebra de paradigma

A Arlequim propõe uma abordagem diferente do computador pessoal. Não é o ano de produção, fabricante, modelo ou marca que vão determinar sua performance, mas sim a capacidade virtual embarcada nele. Para ter um computador novo, o consumidor não precisará ir até uma loja de departamentos ou acessar um marketplace e comprar um hardware. Ele vai manter seu aparelho atual e escolher as configurações adequadas às suas necessidades. E caso queira fazer alguma mudança ao longo da utilização, poderá alterar de forma fácil e rápida, tudo online em www.arlequim.com.

Para empresas, as vantagens se multiplicam na razão do número de computadores instalados que deixam de passar por trocas frequentes e ainda apresentam redução nos custos de manutenção. As tabelas dos preços finais que serão praticados pela Arlequim serão divulgadas no momento do lançamento comercial.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/