Confira algumas das principais tendências tecnológicas para 2024

Haroldo Jacobovicz
3 min readJan 11, 2024

--

Inauguramos um novo ano e é momento de olhar para o que vem pela frente em termos de inovações tecnológicas e gestão estratégica. O Gartner Institut, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, lançou no último trimestre um manual detalhado com as 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2024. Entre elas, a IA Generativa democratizada, que abordei aqui no post anterior. Agora quero explorar um pouco sobre as demais tendências apontadas pelo Gartner.

Gestão da Confiança, Risco e Segurança da Inteligência Artificial (AI TRiSM)

AI TRiSM é uma diretriz que dá suporte à governança, confiabilidade, imparcialidade, segurança, solidez, eficácia e privacidade no uso de diferentes modalidades de Inteligência Artificial. O suporte de AI TRiSM é uma forma de controle de risco diante dos impactos positivos e negativos da Inteligência Artificial cada vez mais frequentes. O Gartner recomenda que ferramentas como a AI TRiSM sejam adotadas como projetos contínuos para prevenir as empresas de agir com base em dados incorretos. Segundo o Instituto, até 2026, as empresas que aplicam controles TRiSM aos aplicativos de IA serão capazes de eliminar até 80% de informações falhas e ilegítimas, aumentando a precisão em sua tomada de decisões.

Plataforma na nuvem

As plataformas em nuvem seguem como tendência emergente porque agregam valor às empresas, oferecendo soluções adaptáveis e relevantes. Isso porque viabilizam o “Everything as a Service (XaaS)” ou, em português, “Tudo como Serviço”. Aliás, o Desketop as a Service (DaaS) oferecido pela Arlequim Technologies é uma das variações desse modelo de negócios. O Gartner prevê que em 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas em nuvem para acelerar suas iniciativas de negócio em todo o mundo.

Tecnologia sustentável

A tecnologia sustentável é um modelo de solução digital que impulsiona resultados ambientais, sociais e de governança. O Gartner avalia que é o momento de as empresas tirarem o máximo proveito dela. A expectativa da consultoria é que, até 2025, 50% dos diretores de Tecnologia da Informação (TI) terão métricas de desempenho vinculadas à sustentabilidade da organização.

Desenvolvimento aumentado com IA

O uso de tecnologias de Inteligência Artificial, como IA Generativa e o Machine Learning, ajudam os engenheiros de software a criar, testar e entregar aplicativos. O Instituto Gartner projeta que até 2028, 75% dos engenheiros de software empresarial usarão assistentes de codificação de IA.

Machine Customers

Também chamados de “custobots”, os Machine Customers — ou “clientes robô”, na tradução livre para o português — são agentes econômicos não humanos capazes de negociar e comprar bens e serviços em troca de pagamento. O Gartner afirma que “´pela primeira vez na história, as empresas serão capazes de criar seus próprios consumidores”. De acordo com a estimativa do Instituto, até 2028, existirão 15 bilhões de produtos conectados com o potencial de se comportarem como consumidores.

E então, você já conhecia alguma dessas tendências? A lista completa das principais tendências tecnológicas estratégicas para 2024 elencadas pelo Gartner está disponível para download no site do Instituto.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/