Credibilidade: no meio corporativo, a palavra tem muita força

Haroldo Jacobovicz
2 min readOct 8, 2024

Organizar a semana de trabalho é um hábito saudável, mas que não pode engessar sua programação porque imprevistos e mudanças são incontroláveis. O empreendedor interage constantemente com sócios, parceiros, fornecedores, funcionários, clientes, governos, instituições e a comunidade. Cada um desses stakeholders tem agendas, prioridades e vivem momentos diferentes.

Nessa dinâmica empresarial, existe um componente muito importante que é a palavra, os combinados relacionados a compromissos com prazos, entregas, demandas e alinhamentos. E a palavra de um integrante da equipe ou de um fornecedor está diretamente ligada com a sua credibilidade e reputação.

Já falei que a reputação do líder de um negócio impacta a imagem da empresa. Isso também vale para os nossos parceiros — sejam sócios, fornecedores, pares ou demais colaboradores.

Quando empenhamos a palavra, colocamos em jogo nossa reputação em termos profissionais e pessoais. Ao cumprir com o acordado, atestamos nossa credibilidade como profissionais sérios e confiáveis. Em contrapartida, não honrar a palavra, a não ser que exista uma justificativa muito plausível para isso, pode abalar de forma definitiva a confiança que as pessoas têm em você.

Eu valorizo muito o poder da palavra. Ao longo da minha trajetória , sempre mantive minhas promessas, e é isso que espero de todos com quem crio um laço profissional. Falhar nesse aspecto é sinônimo de irresponsabilidade.

Então, antes de assumir um compromisso, certifique-se que tem condições de realizar o que foi combinado, seja entregar uma demanda, uma mercadoria, um serviço, cumprir com uma função, estar presente em uma data específica etc.

Só você pode saber se está pronto para determinada missão e se não estiver, é preciso maturidade para admitir sua limitação, sinalizar que precisa de mais tempo ou preparo. Isso não é vergonha nenhuma! Mas é inadmissível comprometer-se quando você sabe que não vai dar conta do recado! Esteja certo de que, além de todas as suas qualidades e competências como profissional, sua palavra tem muito valor do meio corporativo. Então, cabe a você cuidar bem dela.

--

--

Haroldo Jacobovicz
Haroldo Jacobovicz

Written by Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/

No responses yet