Digital Twin, ou gêmeo digital, é o novo recurso tecnológico que pode contribuir com a produtividade e eficiência no mundo corporativo

Haroldo Jacobovicz
3 min readOct 11, 2023

Tornar o dia a dia mais prático, seja no campo pessoal ou profissional, é uma das grandes vantagens de adotar as novas tecnologias. A grosso modo, podemos dizer que, desde a década de 1990, com a expansão dos computadores pessoais e a popularização da internet, passamos ter cada vez mais opções em tecnologia. Basta pensar nos inúmeros aplicativos para smartphones e nas diversas aplicações da inteligência artificial (IA).

O que quero dizer é que, hoje em dia, a todo o momento nos deparamos com novos conceitos dentro do campo das inovações tecnológicas. Recentemente tomei conhecimento de mais um deles — “digital twin” — ou “gêmeo digital”, em português. Você já ouviu falar? Eu fiquei curioso e fui pesquisar a respeito. Veja o que descobri.

O que é um gêmeo digital e para que serve?

Digital twin é um recurso disponível no campo da virtualização — trata-se da réplica virtual de um objeto físico (produtos e equipamentos, por exemplo) ou de um processo. Na prática, é uma representação virtual de um ativo real, que possibilita simular as mais diversas situações de uma operação. É quase como uma maquete digitalizada na qual é possível simular todo o tipo de situação com o objetivo de antever problemas, aperfeiçoar processos, reduzir custos e economizar tempo.

Um gêmeo digital é abastecido com os dados relacionados ao seu irmão do mundo real utilizando outras tecnologias como internet das coisas (IoT) e inteligência artificial. Ele é projetado para ter um comportamento similar ao do real e original. Desta forma, é possível simular, com mais exatidão, as condições de desempenho e funcionalidade do produto ou processo em questão.

É a tal praticidade gerada pela tecnologia em prol do mundo corporativo. Veja bem, no modelo tradicional de lançamento de um produto, em geral, uma empresa só teria condições de verificar a qualidade do objeto real depois de ele já estar pronto fisicamente, para assim ser testado. Mas, a partir de um gêmeo digital, pode-se usar os dados disponíveis para simular esses testes antes mesmo do produto ser finalizado e, dessa maneira, já começar a ajustar e aprimorar o projeto de acordo com eventuais pontos de melhoria detectados.

Foco nas “mil e uma possibilidades”

O digital twin é apenas uma dentre várias oportunidades de aprimoramento dentro do mundo corporativo usando os recursos tecnológicos. Quem me acompanha por aqui, sabe o quanto eu defendo que as pessoas, especialmente, os empreendedores, estejam abertos ao novo e dêem uma chance à mudança como até já falei em outra ocasião.

O que não dá é para perder oportunidades de alavancar um negócio e de expandir por falta de conhecimento, atualização ou coragem de aderir às novidades. Tecnologia é vida no mundo corporativo e ela está em constante evolução. Por isso, a falta de movimento de um empreendedor nesse sentido pode comprometer seu projeto profissional.

Enfim, digital twin é apenas mais dentre tantos recursos. Meu objetivo ao falar sobre o assunto é trazer mais um exemplo de como as soluções digitais surgem e ganham diferentes aplicações nas diversas linhas de negócio. Existem, inclusive, alternativas que demandam poucas adequações ou investimentos. Então, pesquise, informe-se, pondere prós e contras, e aproveite!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/