Escalabilidade é um termo familiar para você? É um fator indispensável para empresas focadas em expandir seus negócios!

Haroldo Jacobovicz
3 min readJan 3, 2024

--

Quem é do mundo dos negócios sabe que o mercado corporativo é um terreno instável, em constante transformação. Por isso, é importante toda empresa estar preparada para mudanças. Se você é empreendedor, já deve ter ouvido o termo “escalabilidade” — mas você entende o quanto isso é importante?

Escalabilidade é a capacidade de um empreendimento crescer, atender novas demandas e aproveitar as oportunidades de mercado sem perder a qualidade do produto ou serviço prestado ao cliente.

Uma empresa escalável tem potencial de expansão — capacidade de atender mais clientes, ampliar vendas ou serviços, conquistar novos mercados — preservando a qualidade da entrega para seu público. Ou até aprimorando seus produtos, serviços e seu atendimento ao longo do processo de expansão.

Escalabilidade reflete a projeção real de crescimento saudável da empresa, indicando o quão longe o negócio pode chegar gerando resultados positivos. Ser escalável gera benefícios tanto para a própria empresa, como a redução de custos e o aumento da produtividade; quanto para os clientes, com melhores ou mais opções de produtos e serviços disponíveis. Além disso, a escalabilidade está entre os principais critérios analisados pelos investidores no momento de avaliar uma empresa.

A escalabilidade é uma característica desejável em qualquer negócio, pois indica a capacidade de reação rápida da empresa para gerir seu crescimento e demonstra que ela está preparada para abraçar boas oportunidades no momento que elas surgirem. O empreendedor interessado em tornar seu negócio escalável pode adotar algumas boas práticas como:

  • Buscar, constantemente, conhecimento e atualização;
  • Planejar-se estrategicamente;
  • Ter metas e objetivos bem definidos;
  • Reciclar-se sempre que necessário;
  • Manter um bom networking; e, claro,
  • Investir em infraestrutura flexível e de qualidade.

E nesse último item a Arlequim Technologies pode ajudar! A empresa oferece uma boa solução para quem precisa promover a rápida ampliação da infraestrutura de desktops sem que isso se torne um rombo no caixa do negócio ou uma dor de cabeça do ponto de vista logístico.

A necessidade de uma solução de Tecnologia da Informação flexível é uma das chaves para as empresas terem sucesso na era digital. A Arlequim confere aos clientes empresariais maior escalabilidade de infraestrutura de TI, o que reflete em toda a cadeia de valor do empreendimento. Isso porque ela trabalha com modelo de negócios baseado em Everything as a Service (XaaS) — mais especificamente Desktop as a Service (DaaS), que é a forma técnica de se referir ao Computador Virtual.

A Arlequim é uma empresa de tecnologia que opera na área de virtualização de computadores. Ela oferece ao cliente a possibilidade de contratar em nuvem capacidade computacional — processadores, memória, armazenamento e aceleração gráfica. A partir de um aplicativo instalado no equipamento físico do usuário, é possível acessar um supercomputador de alta performance. Com essa solução, as empresas conseguem aumentar a sua capacidade computacional rapidamente — alinhadas a um planejamento estratégico apto a responder às constantes mudanças. Tudo isso sem precisar se preocupar em comprar e configurar novos hardwares.

No site da companhia você encontra mais informações a respeito.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/