GPT-4o, nova versão do ChatGPT, promete mais rapidez, eficiência e naturalidade

Haroldo Jacobovicz
3 min readJul 24, 2024

A Inteligência Artificial (IA) tem evoluído tão rápido que é fácil ficar perdido em meio a tantas novidades. Dentre as mais recentes, disponível amplamente desde maio, está o GPT-4o, a nova — e melhorada versão — do ChatGPT, desenvolvido pela Open AI.

Sucessor do ChatGPT, anunciado em março de 2023, o lançamento é uma versão mais rápida e com maior capacidade de raciocínio que a anterior. A nova versão do ChatGPT é o primeiro modelo da OpenAI criado para combinar textos, imagens e áudios em tempo real de forma mais independente e eficiente.

A promessa é que o usuário vai conseguir falar e mostrar coisas para o robô e ter respostas numa velocidade próxima a uma conversa natural entre seres humanos. Até agora, a forma mais comum de direcionar ou ‘brifar’ a Inteligência Artificial era o prompt, mensagem ou frase utilizada para iniciar a conversa com o modelo de linguagem generativa que podia ser uma pergunta, uma afirmação, uma palavra-chave ou outra mensagem que ajudasse a entender o contexto ou tema do conteúdo a ser gerado. Nas redes sociais, a novidade tem sido comparada com a assistente virtual do filme ‘Ela’ (‘Her’, no título original), em que o protagonista se apaixona por um sistema operacional.

Além disso, diferente do GPT-4, o GPT-4o foi anunciado com a promessa de que será oferecido gradualmente, sem custo, a todos os usuários. Mas, analisando o comportamento anterior das ferramentas de IA generativa disponíveis no mercado, a tendência é que a opção gratuita seja oferecida com recursos limitados. De qualquer forma, no Spring Update, evento que aconteceu em 13 de maio para apresentar o GPT-4o, a diretora de tecnologia da OpenAI, Mira Murati, afirmou que “uma parte importante” da missão da empresa é viabilizar o uso das ferramentas avançadas da OpenAI “para todos, gratuitamente”.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o GPT-4o é o “melhor modelo de todos os tempos” criado pela empresa. Segundo ele, “é inteligente, é rápido e é nativamente multimodal [ou seja, que já surgiu com treinamento simultâneo em três frentes: texto, áudio e vídeo]”.

Outro ponto que aprimorado na nova versão, é a voz do GPT-4o — que passou a ser menos robótica que nas versões anteriores, caminhando em linha com um dos objetivos da OpenAI para a ferramenta: criar uma interação humano-computador mais natural.

Com todas essas evoluções, o ChatGPT passa a ter características de assistentes pessoais — como a Alexa, da Amazon; e a Siri, da Apple — só que com mais funcionalidades. Enfim, como já ressaltei por aqui a evolução acelerada da tecnologia é uma realidade que não pode ser ignorada.

No mundo atual, as novidades e atualizações no campo tecnológico acontecem de forma cada vez mais acelerada. É preciso estar atento ao que surge de novo no mercado, suas funcionalidades e aplicações práticas. Assim, podemos avaliar o que pode ser útil na nossa rotina pessoal e profissional, sem ficar para trás no uso das ferramentas de IA que, com certeza, estarão cada vez mais presentes em nossas vidas!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/