Inteligência Artificial é para todos os portes de negócios

Haroldo Jacobovicz
2 min readFeb 12, 2024

--

A Inteligência Artificial (IA) ganhou projeção em todo o mundo no último ano. Com a popularização do ChatGPT o destaque ao tema aumentou e se manteve na pauta de grandes instituições e veículos de comunicação. E, com certeza, continuará em evidência por muito tempo. Afinal, independente das polêmicas, principalmente em relação à segurança de dados e confiança das informações, a IA é uma realidade nas nossas vidas.

Recentemente destaquei por aqui a Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa), em estudo do Instituto Gartner — líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas — como uma das tendências para este e para os próximos anos. Hoje, meu foco é sobre algumas reflexões divulgadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O presidente da instituição, Décio Lima, defende que IA não é uma ferramenta exclusiva das grandes corporações.

Segundo ele, a perspectiva é de transformações profundas no modo como a sociedade se relaciona com os mais diferentes aspectos da vida prática como saúde, transporte, educação etc. Enfim, trata-se de uma quebra de paradigma que está moldando a nova economia global, o mercado de trabalho e as relações sociais.

Em artigo publicado pela Agência Sebrae de Notícias (ASN) no início deste ano, ele prevê que os pequenos negócios farão parte dessas transformações. “A Inteligência Artificial, associada à Inteligência Competitiva, é capaz de gerar saltos significativos na gestão empresarial, promovendo a redução de custos para as empresas e mais qualidade para o consumidor. Em consequência, a lucratividade das empresas aumenta e contribui com a geração de empregos e renda”, afirma.

O fato é que essa nova realidade é para todos e vai gerar transformações significativas em diversos setores. Cabe aos empreendedores acompanhar as discussões e incorporar a ferramenta em suas rotinas em benefício de suas empresas e da sociedade.

Concordo com a visão do Sebrae. É fundamental não fechar as portas para o novo, sejam novas ferramentas, novos nichos, novas formas de pensar e tocar os negócios etc.

A Inteligência Artificial já é realidade, assim como outras tecnologias contemporâneas — a computação em nuvem e a virtualização de computadores, por exemplo. O que nos resta é estudar, reciclar nossos conhecimentos e usar as ferramentas inovadoras disponíveis da melhor forma possível para contribuir com nossa vida profissional e pessoal!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/