Maioria das startups do país usam Inteligência Artificial em seus processos segundo levantamento Founders Overview 2024

Haroldo Jacobovicz
3 min readSep 30, 2024

Nunca se falou tanto em Inteligência Artificial (IA) quanto nos dois últimos anos — especialmente a partir de novembro de 2022, quando foi lançado o ChatGPT. O assunto permanece em evidência desde então gerando uma discussão crescente com diferentes análises em relação aos prós e contras desta tendência.

Mas, o fato é que a IA tem se tornado uma ferramenta fundamental no crescimento das startups brasileiras. A afirmação é do do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entidade que representa o segmento do empreendedorismo brasileiro.

Como fundador e Presidente do Conselho de Administração da Arlequim Technologies, empresa que tem a tecnologia como seu principal pilar, acompanho as pesquisas que apontam a evolução do ecossistema de empreendedorismo brasileiro especialmente em termos tecnológicos e de inovação. Uma das sondagens recentes que traz informações muito interessantes é a Founders Overview 2024 — levantamento realizado pelo Sebrae Startups em parceria com a ACE Venture, especialista em investir em empreendedores no início da jornada do negócio.

O estudo, que entrevistou em torno de 900 empreendedores com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 300 milhões, revelou que:

  • 65% das startups brasileiras tiveram algum impacto positivo no seu crescimento e eficiência operacional com utilização da Inteligência Artificial.
  • 28% das empresas usam as ferramentas de IA com foco principal na análise de dados.
  • 24% usam essas ferramentas com foco em automação de processos;
  • 18% aplicam a tecnologia na otimização de marketing.

Outra conclusão interessante da edição de 2024 da Founders Overview é a percepção de que as startups criadas nos últimos cinco anos (desde 2019) estão mais inclinadas ao uso de soluções de Inteligência Artificial — principalmente para análise de dados e identificação de insights.

Segundo a publicação, quando se olha para as startups fundadas antes de 2018, o número de relatos de benefícios da IA é menor. Com base nisso, a sondagem feita pelo Sebrae Startups e pela ACE Ventures, avalia que existe uma facilidade maior em lidar com inovação entre as empresas mais recentes, ou que as plataformas desenvolvidas pelas empresas existentes antes do ‘boom’ de IA foram desenvolvidas em um contexto menos amigável para o uso da ferramenta.

O estudo também revela que o principal desafio das empresas, referente à adoção de ferramentas de IA, é a escassez de talentos qualificados com conhecimento da tecnologia — essa dificuldade é relatada por uma em cada quatro startups (25,5%). Os custos de implementação (22%) são apontados como a segunda maior dificuldade de acordo com os fundadores ouvidos na pesquisa.

Primeiros passos das empresas em direção à IA

Vale lembrar ainda que as ferramentas de Inteligência Artificial demandam alta capacidade dos computadores em termos de processamento, especialmente no campo corporativo. O que faz com que dispositivos com baixa performance ou mais antigos, tornem-se lentos para rodar algumas funções de IA.

Sendo assim, um dos primeiros passos para os negócios que querem implementar as ferramentas de Inteligência Artificial em seus processos — e, desta forma, usufruir de todos os benefícios dessa tecnologia — é melhorar sua infraestrutura de TI. E uma das formas mais práticas e viáveis de caminhar nesse sentido é contar com o Computador Virtual Arlequim.

Isso porque a Arlequim consegue aumentar a performance do equipamento físico atual entregando mais capacidade de processamento, memória, espaço em disco e saída de Internet ultra veloz, entre outros atributos, com uma implantação simples e rápida.

Trata-se de um modelo de negócios em que são contratados, como serviço e em regime de pagamentos mensais, Desktops Virtuais de acordo com as necessidades do contratante. Com eles, o cliente pode ter computadores de alto nível dentro de computadores convencionais sem investir em infraestrutura física própria e em manutenções constantes.

Dentro do modelo de trabalho da Arlequim, toda a infraestrutura para o funcionamento do computador virtual (desempenho, memória etc.), bem como as atualizações necessárias (de sistema operacional e de segurança) são de responsabilidade da empresa — o que é uma grande vantagem para os clientes!

Acesse o site da Arlequim Technologies para saber mais.

--

--

Haroldo Jacobovicz
Haroldo Jacobovicz

Written by Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/