O mundo corporativo inspira e é inspirado por obras cinematográficas
Você já ouviu falar que a arte imita a vida? Diante do grande volume de produções cinematográficas de qualidade disponíveis não só nas salas de cinema, mas também nos serviços de streaming, essa frase nunca fez tanto sentido. Muitos empresários e empreendedores acabam se tornando personagens de filmes e séries que, por sua vez, tornam-se fonte de inspiração para o mundo corporativo ao mostrar nas telas os erros, os acertos e os desafios vividos em suas trajetórias empresariais.
Foi o que aconteceu quando assisti a série “WeCrashed”, que me rendeu muitos insights e reflexões. Já ouviu falar sobre ela? A trama conta a trajetória da startup cuja proposta era revolucionar a forma de compartilhar espaços corporativos. A empresa de coworking WeWork chamou a atenção quando chegou ao mercado oferecendo espaços de coworking para pequenos empreendedores, com infraestrutura de qualidade diferenciada e uma cultura de incentivo à convivência em comunidade. Chegou a ser considerada o unicórnio mais valioso dos Estados Unidos, mas depois de incertezas sobre sua rentabilidade e notícias escandalosas envolvendo sua gestão, esteve à beira da falência.
Original da Apple TV, a série é protagonizada por Jared Leto e Anne Hathaway — que interpretam o casal Adam e Rebekah Neumann. A obra gira em torno da história de ascensão e queda da WeWork e sua interconexão com o romance que uniu o casal. O enredo narra como Newmann conheceu sua esposa enquanto ele ainda estava trabalhando para montar o negócio e como ela influenciou, incentivou e participou ativamente de sua jornada empreendedora.
A WeWork surgiu nos Estados Unidos em 2010 e em menos de uma década saltou de um único escritório em Nova York para mais de 700 escritórios em mais de 111 países ao redor do mundo. O valor da marca global chegou a ser de 47 bilhões e, em menos de um ano, desvalorizou 40 bilhões de dólares meses antes de abrir capital (IPO) na Bolsa de Valores americana.
A rápida ascensão seguida pelo quase colapso do negócio acontece em meio a ideias inovadoras, disruptivas e megalomaníacas. WeCrashed aborda temas como persistência, recomeços, resiliência, paixão pelas ideias, autoconfiança e coragem de arriscar — mas, também fala dos conflitos e dos problemas que podem acontecer por conta disso. Traz tanto dicas do que fazer como dicas do que não fazer, provocando a reflexão sobre a necessidade de encontrar o equilíbrio certo entre otimismo e realismo.
Para quem está inserido ou tem vontade de fazer parte do ecossistema de empreendedorismo e inovação, WeCrashed é uma série que vale a pena assistir!