O próximo passo da Arlequim Technologies será no varejo

Haroldo Jacobovicz
3 min readMar 20, 2024

--

Quem me acompanha por aqui sabe o quanto eu gosto dos temas ligados à tecnologia. Não por acaso, estou no ramo há mais de 30 anos. Bem por isso, eu estava ansioso para dividir com vocês uma grande novidade da empresa da qual sou cofundador e presidente do Conselho de Administração, a Arlequim Technologies.

Agora é oficial: anunciamos durante o Smart City Expo Curitiba 2024, um dos mais importantes eventos do ano na área de tecnologia e inovação, nossa entrada no varejo, para atender consumidores finais. Esse movimento está nos planos há algum tempo e vem exigindo muita dedicação das equipes para entender no detalhe os hábitos no uso do computador pessoal não só para o trabalho e estudo, mas também para lazer e diversão.

Em breve, além do atendimento para empresas privadas e para o setor público, vamos lançar uma linha de produto diversificada, com configurações e formatos específicos para diferentes perfis de uso da pessoa física. Um deles, que chamou a atenção no evento SmartCity é o Arlequim Gamer, que conta com placas de aceleração gráfica (vGPUs) da NVIDIA e transforma qualquer equipamento em um supercomputador para jogar online.

Quando minha sócia Noeli Isfer e eu fundamos a Arlequim, em 2021, lançamos nosso empreendimento no mercado dentro de uma modalidade de negócios chamada de Desktop as a Service (DaaS). Uma variação do modelo Everything as a Service (XaaS) — a DaaS é uma maneira mais técnica para nos referirmos ao “computador virtual”. Nosso negócio inicialmente estava voltado exclusivamente para o meio corporativo, tanto público quanto privado. Mas, observando as necessidades de mercado, e pensando em disponibilizar ao maior número possível de pessoas uma solução que é eficiente e prática, resolvemos ampliar nosso escopo de atuação!

Queremos ir além da zona de conforto para nos aproximar de quem acompanha nossa caminhada e fica atraído por uma solução tão inovadora e disruptiva. Também queremos atender às demandas crescentes de mercado, como a do segmento de gamers casuais — um público que demonstra grande potencial como “early adopter” da nossa solução.

Com a entrada da Arlequim no mercado varejista, o público gamer — bem como qualquer outro interessado — poderá ter um computador virtual de alta performance dentro de um equipamento físico “comum”, com acesso fácil e intuitivo, sem necessidade de entender muito sobre tecnologia.

Para facilitar a adesão, diferentemente do que acontece com o cliente corporativo — que contrata a Arlequim por meio do pagamento por mensalidades — a proposta da empresa para o cliente pessoa física é ampliar o leque de opções — será possível contratar por horas ou dias, por exemplo.

Tudo isso foi tema de uma entrevista esta semana do CEO da Arlequim, Mauricio Montilla, para o jornal Gazeta do Povo, o maior do Paraná e um dos principais do país. Se ficou curioso, dá uma olhada na íntegra da reportagem que foi veiculada no caderno de tecnologia GazzConecta. E, obviamente, logo que o nosso atendimento a pessoas físicas estiver disponível para contratação, eu vou trazer mais detalhes pra vocês!

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/