Haroldo Jacobovicz — Previsões acerca do bitcoin — investidores acreditam na valorização da moeda virtual em 2021

Previsões acerca do bitcoin — investidores acreditam na valorização da moeda virtual em 2021

Haroldo Jacobovicz
3 min readJan 4, 2021

--

De acordo com as informações da americana Forbes, a criptomoeda bitcoin (BTC) chegou à casa dos R$ 100 mil no último dia 20 de novembro — na ocasião o dólar passava de R$ 5,30, o que significa que o dinheiro eletrônico estava cotado na faixa dos $ 19 mil (dólares). A britânica Reuters, por sua vez, publicou, no dia 24 seguinte, que “a criptomoeda mais popular do mundo teve alta de 4,8% em $ 19.225, pouco antes de seu recorde histórico de $ 19.666 em dezembro de 2017”.

“O bitcoin ganhou cerca de 25% apenas nas últimas duas semanas [anteriores ao dia 24 de novembro] e subiu cerca de 160% este ano”, acrescentou a reportagem da Reuters.

A agência britânica também destacou que os mercados de criptografia estão amadurecendo desde o pico do bitcoin que aconteceu em dezembro de 2017 — “atraindo grande número de grandes investidores, como escritórios familiares e fundos de hedge”.

Contudo, “seus ganhos em 2020 levaram alguns investidores a alegar que a criptomoeda poderia mais do que quintuplicar de preço, chegando a $ 100.000 em um ano, o que atraiu a atenção dos céticos que classificam o ativo como puramente especulativo”, destacou o texto da agência Reuters.

Em outra matéria sobre o assunto, publicada no mesmo dia 24 de novembro, a Reuters reforçou a possibilidade levantada pelos investidores de que a moeda virtual em questão possa chegar a esse valor — aos $ 100 mil — em 2021.

“Desde janeiro, o bitcoin ganhou 160%, impulsionado pela forte demanda institucional, bem como pela escassez, uma vez que empresas de pagamento como Square e Paypal o compram em nome dos clientes. O bitcoin está próximo ao seu pico histórico de pouco menos de $ 20.000 atingido em dezembro de 2017. Ele estreou em 2011 em zero e foi negociado pela última vez a $ 18.415”, contou a agência britânica.

A reportagem da Reuters ainda ressaltou que, segundo as palavras do diretor de investimentos do fundo de hedge Off the Chain Capital, Brian Estes, ver o BTC saltar de $ 18.000 para $ 100.000 em apenas um ano não é exagero. “Eu vi o bitcoin subir 10X, 20X, 30X em um ano. Portanto, subir 5X não é grande coisa”, frisou Estes.

Também entre as previsões feitas pelo diretor de investimentos, está a possibilidade de o bitcoin atingir entre $ 100.000 e US $ 288.000 até o final do ano que vem — “com base em um modelo que utiliza a relação estoque/fluxo medindo a escassez de commodities como ouro”, explicou a agência britânica. Segundo Brian Estes, tal modelo possui uma correlação de 94% com o preço dessa moeda virtual.

Já para o analista técnico do Citibank, Tom Fitzpatrick, o bitcoin pode chegar a ser negociado $ 318.000 até o final de 2021 — isso levando em conta a oferta limitada da moeda eletrônica, bem como a sua facilidade de movimentação através das fronteiras e seu comportamento difícil de pever.

Por sua vez, para o corretor proprietário independente de Toronto, Kevin Muir, tais números são, nas palavras da Reuters, “de quebrar a cabeça”. De acordo com Muir, “qualquer modelo de fundo de hedge em bitcoin é lixo”. Para o corretor “você não pode modelar um fenômeno”. “É plausível? Com certeza. É uma fenômeno. Mas alguém sabe o que este fenômeno realmente é? Claro que não”, completou Kevin Muir.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/