https://unsplash.com/photos/FnA5pAzqhMM

Segurança online: você conhece a importância da criptografia?

A criptografia entra no vocabulário quando o assunto é segurança de dados online e proteção de empresas contra eventuais ataques cibernéticos. Mas você sabe o que é e como funciona essa tecnologia?

Fundamental para proteger dados sensíveis (números de cartões de crédito, de contas bancárias, de documentos, etc.) e que não podem ser vazados, a criptografia engloba um conjunto de técnicas que preserva o sigilo das informações trocadas online. Quando criptografadas, as informações são entendidas exclusivamente pelo emissor e o receptor do conteúdo habilitados.

Na prática, a criptografia usa algoritmos para “embaralhar” o conteúdo de uma mensagem ou arquivo. E esse conteúdo, por sua vez, só poderá ser entendido corretamente (ou seja, “desembaralhado”) pelos próprios emissores ou receptores das informações, a partir de uma chave de acesso.

No caso do armazenamento de dados na nuvem, cada vez mais comum entre os usuários do ambiente digital, a criptografia é primordial para garantir a segurança da informação. Para evitar dores de cabeça, os consumidores precisam ficar atentos às formas de proteção de dados adotadas pelas empresas que oferecem serviços.

Na Arlequim Technologies a inovação tecnológica é aplicada também à cibersegurança. A Arlequim utiliza a criptografia de ponta a ponta em uma arquitetura super avançada instalada em data centers que seguem padrões internacionais de segurança da informação. Os dados dos clientes ficam armazenados por tecnologia de última geração, e preservados em caso de avarias ou roubo do equipamento físico do usuário. A startup trabalha com a virtualização dos computadores, tanto pessoais quanto corporativos.

O cliente Arlequim consegue manter o seu equipamento físico atual (independentemente do ano de produção, do fabricante, do modelo ou da marca), contratar um computador virtual da empresa — escolhendo especificações como a capacidade de processamento, a quantidade de memória, o espaço em disco, dentre outras — e, assim, aumentar a vida útil do eletrônico, por meio da capacidade virtual atribuída a ele.

Com a maior presença de pessoas e empresas no ambiente virtual, a segurança online dos dados e conteúdos tornam-se o centro das atenções e já existe até uma lei que regulamente o tema — a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Entender um pouco mais sobre o assunto é sempre uma boa escolha!

--

--

--

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro | Curitiba, Paraná | http://haroldojacobovicz.com.br/ | http://institutoharoldojacobovicz.com/

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Haroldo Jacobovicz

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro | Curitiba, Paraná | http://haroldojacobovicz.com.br/ | http://institutoharoldojacobovicz.com/

More from Medium

What encompasses an invested fan base?

CYLUM FINANCE: THE UNIQUE BLOCKCHAIN BASED TRADING PLATFORM WITH THE BEST AUTO-STAKING, COMPOUNDING…

Where can you trade VICS?

BestOdds’ Newsletter — April 3rd