Smart City Expo Curitiba | Haroldo Jacobovicz
Smart City Expo Curitiba

Smart City Expo Curitiba — um dos principais eventos de cidades inteligentes do mundo

Haroldo Jacobovicz
2 min readJan 4, 2023

--

Quando se atua no campo da tecnologia, é fundamental ficar de olho no que acontece no mercado porque a dinâmica de novidades, mudanças e tendências é intensa. Os eventos setoriais são momentos em que esta discussão ganha protagonismo com a apresentação de projetos inovadores, novas ideias e soluções tecnológicas. Acompanhar esses eventos é uma oportunidade de fazer network, gerar novos negócios e firmar parcerias.

O Smart City Expo Curitiba (SCECWB) é a versão brasileira de um dos maiores eventos de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, realizado desde 2011 em Barcelona, na Espanha. No Brasil, a conferência é organizada desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions — hub de negócios e soluções em cidades inteligentes pioneiro no Brasil. A cada ano reúne especialistas de todo o mundo para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável.

Com o tema, “Connecting Cities, People & Technology”, o Smart City Expo Curitiba 2023 — acontecerá no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigüi. Para esta quarta versão, estarão em pauta questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável das cidades nas frentes de transporte, infraestrutura e espaços públicos. Aspectos relacionados à tecnologia e segurança como Big Data, blockchain, regulamentos de privacidade, segurança cibernética e proteção de dados também fazem parte da programação.

O site oficial do Smart City Expo World Congress, de Barcelona, destaca a missão do congresso de “capacitar as cidades e coletivizar a inovação urbana em todo o mundo”. Promover a inovação social e identificar oportunidades de colaboração são os caminhos apontados para criar um futuro melhor para quem vive nas cidades.

O portal ainda aponta algumas estimativas relacionadas ao crescimento da população mundial e sua concentração no meio urbano. De acordo com levamento da organização do evento, a população global devera atingir 10 bilhões de pessoas até 2050, sendo que 70% delas viverão em cidades.

A previsão é que nos próximos 40 anos seja construído o mesmo número de novas cidades já construído em toda a história da civilização. Isso leva à conclusão de que o futuro da humanidade é urbano. Neste contexto, a digitalização é essencial para que as cidades do futuro estejam preparadas para conciliar o foco nas pessoas e no meio ambiente. O propósito dos responsáveis pelo Smart City é agregar mais sustentabilidade e inclusão ao desenvolvimento urbano.

Um desafio que serviços inovadores como o computador virtual Arlequim poderá apoiar de forma estratégica. Afinal, além de facilitar o acesso a um computador superpotente, de alto desempenho, o Arlequim aumenta a vida útil do equipamento, reduzindo o descarte de lixo eletrônico. A conexão ideal entre maior inclusão em tecnologias avançadas e maior cuidado com o meio ambiente. Estou acompanhando de perto as movimentações em torno das Smart Cities.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/