Vamos falar sobre mobilidade corporativa e sua importância nas atividades profissionais? | Haroldo Jacobovicz
https://unsplash.com/photos/Fa9b57hffnM

Vamos falar sobre mobilidade corporativa e sua importância nas atividades profissionais?

A pandemia de Covid-19 impactou a vida de toda a humanidade de muitas formas e tornou o home office um modelo de trabalho habitual. A necessidade de isolamento e distanciamento social obrigou as empresas a se adequarem para continuar a funcionar.

Com o avanço da vacinação e a redução de casos de Covid, a rotina anterior à pandemia vem sendo restabelecida gradualmente. Mas os hábitos experimentados durante a fase crítica estimularam a adesão a novas formas de executar as atividades profissionais.

Nesse sentido, muitas companhias abraçaram o sistema híbrido de trabalho — que combina trabalho remoto e presencial. Ou seja, quando os colaboradores não permanecem o tempo todo na empresa, mas também não realizam o trabalho de maneira 100% remota.

Mas como tudo, esta mudança também tem prós e contras. A discussão sobre qual a melhor modalidade de trabalho — a 100% home office; a 100% presencial; ou a que é a mistura dos dois — sempre vai existir, principalmente, porque cada uma têm benefícios claros.

O home office elimina a necessidade diária de deslocamento no trânsito e no transporte público oferecendo maior liberdade e tempo para as pessoas se dedicarem a outras atividades, projetos e até viagens. Mas há quem diga que ficar o dia todo no mesmo lugar, sem a convivência presencial com a equipe de trabalho pode, para alguns perfis de personalidade, criar a sensação de isolamento e até provocar depressão.

Em contrapartida, o trabalho presencial traz maior proximidade e entrosamento; facilita o planejamento, o alinhamento das atividades e o fluxo de ideias criativas que surgem a partir da troca de diferentes visões; além de proporcionar aos profissionais uma maior sensação de pertencimento. Isso contribui com o trabalho em equipe e com a formação de uma forte cultura corporativa compartilhada entre os diferentes colaboradores e áreas da mesma empresa.

Já o sistema de trabalho híbrido, pode ser a melhor opção ao unir os benefícios do trabalho remoto e presencial. Diante das vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades, cabe a cada empresa avaliar, sob a ótica da sua própria cultura corporativa, o modelo que melhor responde a suas necessidades.

De toda forma, a tecnologia, a mobilidade e a inovação são aspectos fundamentais para o momento pelo qual passa o mercado corporativo. Poder acessar quando e de onde quiser os documentos, arquivos e demais conteúdos digitais e ferramentas necessários para o bom desempenho das atividades profissionais é um recurso de muito valor para o andamento dos negócios. A Arlequim Technologies oferece soluções para isso de forma prática e simples.

A startup é uma ótima opção para as companhias que desejam otimizar a sua rotina de trabalho e, de quebra, proporcionar maior conforto e funcionalidade aos seus colaboradores. A proposta é de virtualização dos computadores — uma nova forma de pensar o computador, seja ele corporativo ou pessoal.

Com o computador virtual Arlequim toda a potência computacional, bem como arquivos e ferramentas, fica armazenada em um ambiente virtual, gerenciado pela startup — mas, claro, sempre à disposição do cliente quando, onde e pelo tempo que ele precisar. Esse sistema reduz a necessidade de trocas frequentes de equipamentos físicos; é bem mais conveniente, prático e econômico, além de facilitar a gestão das atividades profissionais.

Saiba mais sobre a Arlequim Technologies no site oficial da empresa.

--

--

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro | Curitiba, Paraná | http://haroldojacobovicz.com.br/ | http://institutoharoldojacobovicz.com/

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store