Viajar é bom e ficou ainda melhor com as tecnologias disponíveis para os viajantes!

Haroldo Jacobovicz
2 min readDec 6, 2023

--

Quem me conhece sabe que sou fã das novas tecnologias. Tenho idade suficiente para ter experimentado o mundo sem os recursos avançados que temos hoje e conseguir compará-lo com este momento de abundância em opções inovadoras que facilitam nossa vida em tantos aspectos. E quando o assunto é planejar uma viagem ou mesmo resolver imprevistos durante um passeio pelo mundo, a tecnologia torna tudo mais prático e funcional.

A transformação digital fez maravilhas ao trazer para o turista do século XXI uma experiência mais rica e completa, a começar pelo poder da pesquisa. A consulta e comparação de preços, desde passagens até hospedagens, faz toda a diferença para quem não gosta (alguém gosta?) de jogar dinheiro fora. Basta “dar um Google” para encontrar uma variedade de sites e aplicativos com essa funcionalidade. Além disso, os próprios embarques têm se tornado menos burocráticos e mais rápidos, com o uso de ferramentas como check-in online e Código QR Code.

E para quem prefere se aventurar por estradas mundo afora dirigindo carro próprio ou locado, isso está bem tranquilo de fazer. Adeus mapinhas de papel e bem-vindos aplicativos de rota (Google Maps, Waze, GPS, etc.) — que até conversam com a gente. Além de tornar mais difícil errar a rota, esses recursos aumentam a segurança ao proporcionar a noção exata de onde estamos, a que distância ficam os pontos de referência como polícia rodoviária, pedágios e postos de combustível.

E quando pensamos na escolha do destino? Bom, aí o leque de opções é enorme entre pontos turísticos, passeios, museus, galerias, restaurantes e atrações culturais. E tudo está disponível digitalmente, na ponta dos dedos. Bem diferente de antigamente, quando era preciso ter vivido a experiência ou conhecer alguém que já tivesse visitado o local.

Hoje, as redes sociais são janelas para o mundo. Além disso, há várias plataformas online dedicadas a viagem e turismo. Nelas e no Google você consegue ler comentários e conferir notas atribuídas pela comunidade de viajantes. Isso ajuda a fazer melhores escolhas, definir os roteiros mais assertivos, baseados nos nossos gostos e estilo de viagem a partir de dados confiáveis.

O fato é que a tecnologia simplificou planejamento e a experiência do viajante. Eu, particularmente, gosto de ter um roteiro bem planejado com tudo pré-reservado — seja para compromissos de trabalho ou para viagens a lazer com a família.

Viagens sem estresse, com o mínimo possível de burocracia, poucos imprevistos e mais surpresas boas do que desagradáveis são facilitadas pela tecnologia. Aliás toda a cadeia de turismo (agências de viagem, companhias aéreas, hotéis, museus, parques, restaurantes, etc.) estão cada vez mais presentes no digital. Afinal, no século XXI a vida pede praticidade — e as pessoas pedem boas experiências de vida.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/