Você já refletiu sobre o impacto das novas formas de consumo de conteúdo no seu negócio?

Haroldo Jacobovicz
2 min readFeb 26, 2024

--

Voz! Todos tivemos o alcance de nossas vozes ampliado nos últimos anos com o crescimento dos canais digitais e, principalmente, das redes sociais. A forma de consumir conteúdo mudou radicalmente — a concentração de poucas e grandes redes de comunicação que existia no passado deu lugar à uma realidade em que toda instituição ou pessoa física pode atuar como um canal de comunicação.

É inegável a influência das redes sociais e dos demais canais online em nosso cotidiano seja no trabalho ou na vida pessoal. A internet chegou por último na fila dos chamados “Mass media”, os meios de comunicação em massa capazes de fornecer informações ao maior número possível de pessoas, de forma simultânea. Ela surgiu depois dos meios tradicionais — imprensa escrita (jornal/revista), rádio e televisão, com a diferença que trouxe junto o potencial de democratizar o poder de fala, de posicionamento e de resposta.

Hoje, com um celular na mão, conexão de internet, algum conhecimento, criatividade e bom senso, é possível ganhar espaço nos meios digitais — indispensável para toda empresa que busca crescer e ter sucesso. Aliás, esse é um ponto muito importante: marcar presença no ambiente online passou a ser uma necessidade para sobreviver e prosperar nos negócios.

Você já deve ter escutado que se seu empreendimento não estiver presente online, é praticamente como se ele não existisse. Fato! Criar conteúdo de qualidade — que seja relevante para o seu público — traz diversos benefícios para a empresa.

  • Aumento do tráfego orgânico gerando mais visibilidade para o negócio;
  • Fortalecimento da marca;
  • Aproximação com o público; e
  • Maior chance de fidelizar o cliente.

A internet transformou o que, antes, era uma via de mão única em via de mão dupla. Isso porque, com ela, todos nós, na condição de consumidores, ganhamos a possibilidade de manifestar ampla e publicamente nossas opiniões, críticas e posicionamentos.

Portanto, uma empresa sem bons canais de comunicação com seus clientes, conteúdo de qualidade, excelência no atendimento, representantes qualificados e aptos a transmitir confiança e credibilidade ao público, além de habilidade para gerenciar crises, pode colocar sua trajetória em risco.

A consciência disso é essencial para quem ainda tem algum tipo de resistência às mudanças das últimas décadas. Como tudo na vida, a popularização dos canais online tem prós e contras. Mas a repercussão deles no nosso dia a dia é indiscutível. Não se trata apenas de se comunicar, mas de incluir os canais online na estratégia de negócio para que possam apoiar os objetivos corporativos.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/