Você sabia que a sua empresa pode ter internet ultrarrápida mesmo sem 5G?

Haroldo Jacobovicz
3 min readJan 18, 2024

--

Claro que você já ouviu falar na tecnologia 5G, sigla que representa a quinta geração de internet móvel. Mas, a depender da sua localização geográfica pode ser que você ou sua empresa ainda não usufruam dela.

A tecnologia 5G está no Brasil há mais de um ano. O sinal foi ativado nas capitais brasileiras em julho de 2022 e, desde então, tem chegado gradualmente nas demais cidades do país. Mesmo assim, muitas vezes, dentro do mesmo município, é comum, encontrar sinal 5G em determinado bairro ou rua e em outro não. Além disso, existem alguns modelos de celular que não comportam a nova tecnologia e mesmo estando em área de cobertura da nova tecnologia, continuam a operar por 4G.

Em reportagem do último trimestre, o jornal O Globo apresentou previsão de que o 5G alcançará todo o território nacional em 2029. A nova geração de internet móvel é uma evolução da conexão 4G “atual” — a 5G foi lançada com o objetivo de entregar aos seus usuários mais velocidade, estabilidade e desempenho.

A nova tecnologia foi destacada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em uma publicação feita pela entidade no fim do último ano, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, frisou que “a incorporação da tecnologia 5G tem um papel importante no desempenho industrial brasileiro, em especial no contexto de digitalização da produção”. Ele evidenciou que mais agilidade e eficiência nos sistemas de comunicação são traduzidas em ganhos de produtividade e em mais competitividade para a economia.

A principal diferença da 4G para a 5G é a velocidade na transferência de informações. Enquanto um aparelho com 4G demora até 54 milissegundos para processar um download de vídeo de 1 Gigabyte, no 5G, a este intervalo fica inferior a 3 milissegundos, o que significa uma velocidade até 20 vezes maior.

A Confederação Nacional da Indústria também pontuou alguns benefícios esperados com a implementação da 5G na infraestrutura das empresas:

  • Abandono do cabeamento, graças a uma rede sem fio com capacidades semelhantes ou superiores (47%);
  • Diminuição da latência na transmissão de dados da rede (36%);
  • Capacidade de conectar mais dispositivos (27%); e
  • Aumento da confiabilidade da conexão (26%).

Mas você sabia que sua empresa pode ter internet ultrarrápida mesmo em áreas com tecnologias restritas de dados móveis?

A Arlequim Technologies é uma empresa de tecnologia que opera na área de virtualização de computadores. Os Computadores Virtuais Arlequim funcionam na nuvem e adotam saída de Internet com altíssima velocidade. A alta capacidade é viabilizada pela arquitetura da solução que envolvem infraestrutura de ponta em datacenters super avançados.

Como consequência, ao utilizar Computadores Virtuais Arlequim, os clientes empresariais passam a ter experiência de altíssima velocidade de internet, independente de acessar via rede de dados móvel ou fixa. Após clicar no aplicativo Arlequim, digitar nome de usuário e senha, a velocidade de internet atinge a casa de Gigabytes em todas as operações realizadas dentro do Computador Virtual.

E essa experiência vai além do computador físico, já que o Arlequim proporciona mobilidade. O usuário pode acessar o Computador Virtual de qualquer smartphone, notebook ou tablet conectado à internet. A velocidade mínima necessária para acessar é de 10Mbps, o que pode ser proporcionado por qualquer conexão de internet mesmo das gerações anteriores como a 3G.

--

--

Haroldo Jacobovicz

Engenheiro Civil, Empresário e Investidor Brasileiro. Fundador da Arlequim Technologies S/A | Curitiba, Paraná Brasil | http://haroldojacobovicz.com.br/