Você sabia que no dia 15 de agosto é celebrado em todo o planeta o Dia da Informática? Conheça a história por trás da data!
A data foi escolhida porque há quase 80 anos porque o primeiro computador digital eletrônico de grande escala foi apresentado ao mundo em 15 de agosto de 1946. Ele foi projetado pelos pesquisadores norte-americanos John Eckert e John Mauchly. Na época, mal sabia a humanidade como essa criação iria gerar transformações a partir dali.
A novidade em questão era o chamado Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer (ENIAC) — ou, em português Computador e Integrador Numérico Eletrônico — que, a pedido do exército dos Estados Unidos (EUA), começou a ser criado em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de realizar cálculos complexos em uma fração do tempo que um ser humano levaria. Sua capacidade de processamento era de cinco mil operações por segundo.
Mas não pense que o ENIAC tinha alguma semelhança com o notebook que você tem, hoje. Ele pesava 30 toneladas e ocupava uma sala inteira com cerca de 180m². Sua estrutura consumia cerca de 200.000 Watts de energia. Já o sistema operacional do ENIAC funcionava através de cartões perfurados — operados por uma equipe feminina, um time de funcionárias do exército.
Contudo, apesar da construção do Electrical Numerical Integrator Analyzer and Computer ter iniciado em 1943 e de ele ser apresentado em 1946, ele foi ligado pela primeira vez apenas em 1947.
Nas décadas seguintes, surgiram os computadores de primeira, segunda, terceira e, em 1975, quarta geração. E na mesma medida que diminuíam, gradativamente, de tamanho físico, essas máquinas também aumentavam a sua capacidade de processamento.
Na década de 1990, surgiram os softwares de melhor qualidade e com capacidade de processar ainda mais rápido as informações. Nessa mesma década, também vieram a expansão dos computadores pessoais e a popularização da internet. Desde então, passamos a contar, ano a ano, com computadores cada vez mais eficientes, maleáveis e práticos para as tarefas do dia a dia (além, claro, dos investimentos mais pesados no design do equipamento) — em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado.
Vieram, ainda, os smartphones, os tablets, as redes sociais — e, mais recentemente, também a cloud computing (ou, em português, computação na nuvem), que possibilitou o surgimento de uma tendência chamada virtualização de computadores!
O computador virtual
Justamente por conta da evolução da tecnologia, os computadores convencionais têm prazo de validade em termos de um desempenho satisfatório — de tempos em tempos é necessário trocá-los em busca de uma melhor eficiência. A virtualização surge como uma solução. Com ela, tecnologias essenciais do computador — como sistema operacional, softwares para o funcionamento da máquina, capacidade de processamento e armazenamento, memória, aplicativos e programas, dentre outras ferramentas — passam a funcionar em ambiente virtual, por meio da computação em nuvem, gerenciado por um fornecedor especializado.
Ou seja, passamos a ter um computador virtual, com tecnologias mais avançadas, dentro do nosso computador físico. Essa é uma forma de melhorar o desempenho desse dispositivo que já estaria ficando ultrapassado e, assim, aumentar seu tempo de vida útil. Basicamente, a virtualização de computadores nos permite ter um computador de alto nível de acordo com as nossas necessidades dentro de um computador convencional (conheça todos os benefícios da virtualização de computadores).
A Arlequim Technologies é uma empresa brasileira de tecnologia que oferece esse tipo de solução em nuvem para empresas, o setor público e em breve para o consumidor final. A segurança online é outro benefício importante do Comutador Virtual que conta com diversas camadas de proteção administradas na nuvem da Arlequim.
A Arlequim Technologies ainda oferece ao seu cliente uma ótima qualidade de conexão de internet e um Painel de Gestão para os clientes empresariais, com acesso simples e amigável, para administrar as atividades dos colaboradores. Para saber mais, acesse o site da empresa.