Centro de Operações: novo NOC da Arlequim Technologies traz mais segurança e qualidade para os serviços da empresa
Um empreendimento precisa estar em constante atualização para seguir firme em linha com a evolução contínua — e é o que a Arlequim Technologies, que atua na área de virtualização de computadores, tem feito desde sua criação em 2021.
Nosso time tem trabalhado duro na expansão da empresa e na ampliação da base de clientes no mercado corporativo e setor público. E sempre guiado pela qualidade do serviço prestado, com inovação e segurança. Nesta jornada, alguns objetivos importantes já se tornaram realidade. No fim do primeiro trimestre deste ano, a Arlequim Technologies conquistou a certificação ISO 27001, referência internacional em gestão da segurança da informação, que atesta o alto nível de comprometimento da companhia com as melhores práticas em processos nesta área. E agora, neste mês de junho, também recebeu o certificado da consultoria GPTW como um ótimo lugar para trabalhar. Tema que vou tratar com maior foco em um post exclusivo em breve. Nosso tema de hoje é uma realização também deste ano e que contribui tanto com o aspecto de segurança da informação como de ambiente organizacional.
Trata-se de um espaço novo totalmente dedicado a uma das ferramentas estratégicas que ajuda a garantir a excelência no desempenho das atividades da Arlequim: o Centro de Operações — mais conhecido pela sigla em inglês, NOC — “Network Operations Center (NOC)”.
Instalado no quarto andar da sede da Arlequim em Curitiba, o NOC é o centro de comando onde é feito o monitoramento da infraestrutura de toda a rede de computadores virtuais da Arlequim Technologies — que, agora, ganhou uma sala ampla e exclusiva, projetada especialmente para abrigá-lo. Isolamento acústico, controles de segurança e a mais alta tecnologia são alguns dos recursos que ajudam a equipe de especialistas da Arlequim a atuar de forma proativa, com ações preventivas e corretivas sempre que necessário.
Empreender é isso, com o tempo, análises, dedicação e investimentos assertivos — vamos avançando um passo de cada vez na trilha da evolução do negócio. O novo NOC da Arlequim foi equipado com uma grande estrutura, construída estrategicamente para suprir, da maneira ainda mais eficiente, as demandas da empresa e, assim, proporcionar ao cliente um serviço de melhor qualidade mesmo com a crescimento projetado para os próximos anos.
Em sua nova configuração, o Centro de Operações conta com dez telas em formato de vídeo wall, de 55 polegadas cada uma, que se transformam em um grande telão de 550 polegadas. A parede onde esses equipamentos estão afixados é composta por estrutura metálica e lã de rocha de alta densidade. A equipe de Operações e Segurança fica disposta em formato de auditório, em aclive a partir da primeira até a última fileira diante deste grande telão. Todas as estações de trabalho foram desenhadas para facilitar o monitoramento, a partir de computadores robustos e monitores curvos de 31 polegadas. O isolamento acústico é baseado na utilização de vidros duplos, carpete por toda a extensão do piso e material de acabamento especial. Só entram no ambiente pessoas autorizadas, a partir de sistema de reconhecimento facial. Persianas instaladas dentro dos vidros duplos permitem regular a visibilidade do local.
O projeto teve apoio de uma empresa especializada em projetar salas de monitoramento que atende organizações como o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), um departamento de controle da Força Aérea Brasileira.
O novo espaço físico do Network Operations da Center também foi montado com base nas metodologias, protocolos e padrões internacionais de segurança da informação — como a norma ISO 27001. O NOC da Arlequim funciona 24 horas por dia, todos os dias, e foi inteiramente pensado para promover respostas rápidas e assertivas e, desta forma, garantir ao consumidor a melhor experiência na utilização dos produtos e serviços da empresa.
Além disso, o novo NOC da Arlequim Technologies representa uma evolução na capacidade de armazenar e analisar dados para transformá-los em informações estratégicas. Com essa nova versão do Centro de Operações, a companhia passa a criar, de forma estruturada, uma base sólida de conhecimento — que vai direcionar com mais precisão e objetividade as decisões estratégicas e os futuros investimentos do negócio!