Confira oito exemplos de uso da Inteligência Artificial no dia a dia
Já conversamos, por aqui, sobre o termo Inteligência Artificial (IA) e seus conceitos. Agora vou falar sobre alguns exemplos típicos desse tipo de tecnologia.
No dia a dia há muitas ferramentas que operam a partir do uso da IA:
1. Aplicativos de rota
O Waze, que é aquele aplicativo de navegação usados pelos motoristas, baseado na navegação por GPS. Com base em informações sobre rotas conforme a localização do usuário, utiliza a Inteligência Artificial para sugerir o melhor trajeto (o mais curto ou o mais rápido), considerando a intensidade do trânsito naquele momento.
2. Robôs aspiradores
Por meio de sensores, os robôs aspiradores conseguem escanear o ambiente em que estão e detectar riscos como escadas, por exemplo. A Inteligência Artificial de alguns modelos é tão avançada que lhes permite até traçar um trajeto com base no nível de sujeira do espaço.
3. Assistentes Virtuais
Siri, Alexa, Google Assistente, Cortana — todas usam técnicas de Inteligência Artificial na troca de informações, interação e resposta às demandas do usuário.
4. Ferramentas de busca
O Google, que é a maior ferramenta de busca da atualidade, aponta, cada vez mais rápido e com mais precisão, os resultados de uma busca solicitada pelo usuário — bem como, apresenta os assuntos relacionados, os semelhantes, etc. Tudo a partir da Inteligência Artificial.
5. Plataformas de Streaming
Plataformas como a Netflix, a Amazon, o Spotify e outros dessa categoria são capazes de recomendar catálogos personalizados com base no que o usuário já viu, ouviu e gostou.
6. Atendimento ao cliente
Um exemplo clássico são os chatbots — aqueles programas de computador que interagem com os usuários por meio de mensagens automatizadas. Eles são treinados a partir de um enorme conjunto de informações e adotam a Inteligência Artificial para fazer combinações lógicas que permitem entender e responder os usuários.
7. E-mails
Os serviços de e-mail usam a Inteligência Artificial para identificar possíveis mensagens de spam — aquelas não solicitadas pelos usuários, como, anúncios indesejados e propagandas de produtos e serviços — por meio da análise de palavras ou frases específicas. Desta forma, é possível evitar que a caixa de entrada do usuário fique lotada. Vale frisar que o filtro de spam dos e-mails também é uma forma de evitar fraudes de cartão de crédito, roubo de identidade, dentre outros golpes online.
8. Redes sociais
É graças à IA que redes sociais, como o Instagram e o Facebook, direcionam e personalizam os conteúdos conforme as preferências de cada usuário. A tecnologia monitora seu comportamento de navegação e, com base nisso, sugere até amizades.
Esses são apenas alguns exemplos de aplicação da Inteligência Artificial no nosso dia a dia. A tecnologia tem avançado para tornar nossas vidas cada vez mais práticas e as ferramentas “inteligentes” são uma realidade irreversível tanto no contexto pessoal como profissional!