Você sabe como a tecnologia contribui com empresas sustentáveis? Confira três exemplos!
A tecnologia contribui com diversos aspectos no dia a dia das pessoas e das empresas. Soluções tecnológicas são capazes de tornar a vida mais prática, serviços ou produtos mais eficientes. Outra contribuição importante é com a sustentabilidade ao reduzir desperdícios, medir e acompanhar emissões ou mesmo simplificar processos — uma das grandes preocupações da atualidade.
O empreendedorismo consciente agrega valor a um negócio e o torna mais competitivo no mercado. Termos como “Environmental, Social and Governance (ESG)” — em português, “Ambiental, Social e Governança” — ganharam força no mundo corporativo e as empresas têm sido cobradas por boas práticas.
Mas, como a tecnologia pode, de fato, ajudar um negócio a se tornar mais sustentável? Bom, quando a sua empresa investe em tecnologia de maneira planejada ela consegue, por exemplo:
1- Contribuir para a redução do desperdício de recursos
Os sistemas eficientes de reutilização de água e as placas solares são exemplos clássicos. Além de economizar os recursos do planeta, eles geram para a empresa economia financeira no médio e longo prazo. Investir em equipamentos mais modernos e tecnológicos também pode ajudar na redução de custos porque eles costumam ser mais eficientes em termos de consumo de energia.
A digitalização veio para reduzir desperdícios de recursos naturais. Afinal, muitas vezes, gastar papel é mera formalidade (a assinatura eletrônica, por exemplo, que permite assinar documentos na esfera digital, possui a mesma validade jurídica que as assinaturas em documentos físicos). E menos material físico resulta em menos descarte de lixo.
2- Reduzir as emissões de CO2 e economizar energia
Com o avanço da tecnologia, muitas novas ferramentas ganharam força, dentre elas o armazenamento remoto em servidores instalados em datacenters — que se popularizou nos últimos anos a partir do termo nuvem ou cloud, em inglês. A tecnologia possibilita que, no lugar de usar a memória física do computador, o usuário utilize um espaço na web. E, com a menor demanda sobre a infraestrutura do dispositivo físico local, há uma diminuição das emissões de gases poluentes para o meio ambiente.
Outro benefício, nesse caso, é a redução do consumo de energia, visto que, ao centralizar e gerenciar os dados em uma plataforma web, diminui-se o uso de hardware e, por consequência, o consumo de energia.
3- Diminuir a produção de lixo eletrônico
Outro impacto positivo do armazenamento virtual é a possibilidade de virtualizar computadores. Ou seja, a virtualização de tecnologias essenciais de um computador — como sistema operacional, softwares para o funcionamento da máquina, capacidade de armazenamento, memória, aplicativos e programas, dentre outras — que passam a funcionar em um ambiente virtual, gerenciado por um fornecedor especializado.
Dessa forma, o usuário passa a ter uma espécie de “computador virtual” dentro do seu computador físico, com uma estrutura mais moderna e avançada — o que contribui com o melhor desempenho do dispositivo e para o aumento da vida útil dele.
Resultado de tudo isso? Redução do lixo eletrônico no mundo (um dos grandes problemas ambientais do planeta), já que os computadores não precisarão mais ser descartados com tanta frequência.
Uma das empresas que oferece a virtualização de computadores é a Arlequim Technologies. Conheça a empresa e entenda melhor sobre os serviços que ela oferece!
Por fim, vale destacar que quando um negócio investe em tecnologias capazes de impactar positivamente o meio ambiente, a empresa também ganha em reputação, reconhecimento e destaque para a sua marca, bem como em competitividade no mercado e fidelização dos clientes. Então, fique ligado!